A Fundação somos todos nós

A quem se dirige

Implementado como razão de ser da Fundação, a Ação Social destina-se exclusivamente aos Colaboradores e ex-Colaboradores da Auchan Portugal e respectivos agregados familiares.

O Departamento de Ação Social é constituído por uma equipa de assistentes sociais e psicólogas que, em conjunto com a rede de Delegados da Fundação, intervêm em todo o Universo Auchan.

Tem como Missão “Melhorar a Qualidade de Vida dos Colaboradores da Auchan Portugal, desenvolvendo ações de carácter social que lhes permitam ser parte integrante de uma sociedade mais justa, sustentável e onde as principais necessidades de cada indivíduo sejam garantidas.”

Na prossecução dos objectivos do Departamento de Ação Social, o mesmo desenvolve ações de carácter social, educativo e lúdico.

Apoio Social

O Apoio Social tem como principal objectivo a supressão de necessidades básicas, sejam elas de alimentação, habitação, saúde e/ou educação.

Assenta numa metodologia de capacitação do Colaborador, pretendendo-se o seu envolvimento na resolução dos problemas e na autonomia face ao apoio social. Atua em complementaridade às respostas sociais já existentes, pretendendo-se que seja pontual e limitado no tempo.

Traduz-se nos principais tipos de apoio:

Apoio Familiar

  • Alimentar (Cartões Oferta para aquisição de bens alimentares de 1ª necessidade);
  • Habitação (ex: Comparticipação em obras consideradas fundamentais, em rendas, em despesas com água, luz ou gás em atraso, etc.);
  • Necessidades Educativas Especiais (ex: comparticipação de terapias, ajudas técnicas, etc.).

Apoio Saúde

  • Apoio médico complementar (comparticipação em consultas, meios auxiliares de diagnóstico, medicação, etc.);
  • Ajudas Técnicas de Saúde.

Informação, Orientação e Encaminhamento

Disponibilização de informação relativamente a direitos/deveres e serviços existentes, e possível encaminhamento para Instituições de Apoio Social local ou especializadas na problemática identificada.

Apoio para Creche, Jardim de Infância
e Atividades de Tempos Livres

O apoio para Creche, Jardim de Infância e ATL destina-se a comparticipar mensalmente os custos associados à frequência dos referidos Equipamentos Educativos.

Podem candidatar-se os colaboradores efectivos da Auchan Portugal cujos filhos frequentem Creche, Jardim de Infância e ATL ou serviços equivalentes, desde que seja com frequência diária e em complemento do horário escolar do 1º e 2 ciclos do Ensino Básico.

Este apoio tem a duração de 11 meses, acompanhando a duração do ano lectivo, e é atribuído de acordo com o rendimento anual per capita do agregado familiar e o valor pago mensalmente pelo colaborador, sendo definido anualmente um valor máximo de apoio.

Início de Ano Letivo

A Fundação Pão de Açúcar-Auchan disponibiliza aos colaboradores efetivos da Auchan Portugal, com filhos a frequentar entre o 1º e o 12º anos de escolaridade, o Apoio para Início de Ano Letivo.

Este apoio pretende minimizar o impacto dos custos com livros, material escolar, vestuário e calçado para a criança ou jovem, e traduz–se na atribuição de uma comparticipação financeira nas referidas despesas.

O valor de comparticipação é definido com base no escalão de rendimento per capita anual do agregado familiar e no ano escolar que a criança ou jovem vai frequentar.

Prémio de Mérito

Com o intuito de premiar o mérito dos filhos dos colaboradores efetivos da Auchan Portugal, a Fundação Pão de Açúcar-Auchan atribui anualmente 20 Prémios de Mérito aos melhores alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

O mérito é aferido pela média das notas de cada candidato, atestado pelo Certificado de Habilitações.

Cada Prémio de Mérito é constituído por um diploma simbólico e um “Cartão Presente” a ser utilizado nas lojas Jumbo ou Box.

Bolsas Universitárias

A Fundação Pão de Açúcar-Auchan, com o objetivo de apoiar os estudos universitários dos filhos dos Colaboradores efetivos da Auchan Portugal, concede anualmente Bolsas Universitárias, constituídas por uma verba mensal atribuída durante 10 meses.

Podem candidatar-se a este apoio os colaboradores cujos filhos se candidatem ao primeiro ano do Ensino Superior Público ou Privado. As bolsas universitárias serão também concedidas aos alunos já bolseiros em anos anteriores, que prossigam os seus estudos com aproveitamento, tendo como limite máximo a duração da respetiva licenciatura.

A atribuição das Bolsas Universitárias tem em consideração a situação económica do agregado familiar dos candidatos, bem como a média do ensino secundário.

Tendo por fim premiar o mérito escolar dos filhos dos colaboradores efectivos da Auchan Portugal e, simultaneamente, contribuir para a prossecução do seu projecto educativo, a Fundação atribui anualmente uma Bolsa Universitária de Mérito.

Testemunho
“É com muita alegria, orgulho e gratidão que gostaria de agradecer a toda equipa da Fundação Pão de Açúcar que tem apoiado todos estes anos nos estudos do meu querido filho João. Dia 05 de maio 2018 foi o seu grande dia, finalista do Curso TSA da Universidade do Algarve Campus da Penha. Formou-se com apenas 19 anos, um dos mais novos da Universidade e com muito esforço e dedicação encheu meu coração de felicidade. Neste dia tão especial, senti-me realizada como mãe e como Colaboradora do Grupo Auchan, pois sempre que precisei tive ajuda, desde o 6º ano até a Universidade e tenho muito que agradecer por tudo.
Continuem com este formidável trabalho e que muitas famílias fiquem orgulhosas dos seus filho como eu estou agora.
O meu mais sincero obrigada.
Graça Santos Guerreiro
PA Faro

Campos de Férias

A Fundação Pão de Açúcar – Auchan promove anualmente a realização de campos de férias, com duração de uma semana, dirigidos aos filhos dos Colaboradores efetivos da Auchan Portugal, entre os 6 e os 16 anos.

Esta atividade pretende potenciar a ocupação saudável dos tempos livres, assim como, promover as competências pessoais e sociais dos participantes através do contacto com novas experiências. 

Banco de Equipamentos

O Banco de Equipamentos é um projeto de reutilização de bens, que pretende dar resposta a necessidades específicas dos colaboradores efetivos da Auchan Portugal e seus familiares diretos.

Este projeto utiliza doações efetuadas por colaboradores (ou de outras pessoas que manifestem essa vontade), que posteriormente são colocadas à disposição de outros colaboradores para empréstimo ou doação. 

O Banco é essencialmente composto por:

  • Ajudas Técnicas (ex: Cadeiras de Rodas, Canadianas, etc.);
  • Equipamentos para bebés (ex: Cadeiras e Carrinhos de Bebé, Berços, etc.);
  • Pequenos eletrodomésticos (em bom estado de uso).

O Banco de Equipamentos é também utilizado no apoio às situações de carência económica, acompanhadas no âmbito do apoio social, quando se justifique.

Tem alguma questão sobre a Ação Social. Contacte-nos.