Conheça cada um
dos nossos Colégios:

Já ouviu falar do nosso
SERVIÇO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL?

Saiba mais aqui.

Caros pais,

Em nome da equipa dos Colégios Rik&Rok gostaria de dar as boas vindas a todos os que nos visitam e de um modo particular aos pais e crianças que frequentam os nossos colégios!

Os Colégios Rik&Rok nasceram da vontade de dar uma resposta educativa de excelência a todas as crianças e respetivas famílias que, por diversas ordens de razão, necessitam de um espaço educativo com horários alargados e flexíveis. Procuramos criar uma parceria estreita entre os colégios e os pais e encarregados de educação, principais agentes da educação.

Como tal, contamos com todos, pais, educadores e restante comunidade educativa, na exigente missão que é educar as crianças, respeitando a singularidade de cada uma. O nosso papel é, em primeira instância, promover o bem-estar de cada criança. O nosso maior desafio é despertar nas crianças a curiosidade pela descoberta e pelo conhecimento.

Queremos, por isso, agradecer a confiança que depositam em nós diariamente, garantindo que tudo faremos para que os vossos filhos possam vivenciar momentos de excecional riqueza pedagógica. Alicerçados no modelo pedagógico High/Scope, defendemos uma aprendizagem ativa, promovendo a autonomia ao longo dos vários momentos da rotina diária.

Uma vez que o desenvolvimento de cada criança tem um ritmo próprio, desenvolvemos, desde o berçário, atividades específicas de acordo com o seu crescimento natural. Apoiamos diariamente cada criança a superar-se a si mesma, colocando questões e desafios que permitam o desenvolvimento do pensamento crítico e livre.

Venham conhecer-nos!

Luís Gaspar da Costa
Diretor Pedagógico Colégios Rik&Rok

História dos Colégios

Sendo a Educação um dos pilares do Desenvolvimento Humano e constatando a inexistência de respostas educativas para crianças até 6 anos com períodos de funcionamento compatíveis com a heterogeneidade dos horários de trabalho, a Fundação Pão de Açúcar-Auchan decidiu desenvolver um Projeto de implementação de Creches e Jardins de Infância que respondesse a essas necessidades. Criados com o objetivo de “promover a conciliação das vidas pessoais e profissionais dos Colaboradores do Grupo Auchan…”, os Colégios Rik & Rok estão também abertos à comunidade em geral.

O crescimento da criança é um processo complexo e minucioso, comummente aceite como resultado da simbiose entre as suas características pessoais e fatores exógenos recebidos da sociedade onde se insere. Assim, torna-se imprescindível desenvolver as suas aptidões, tomando consciência das suas limitações e interagindo com o meio envolvente. Também por isso, a Fundação adotou o High Scope como modelo pedagógico das suas Creches e Jardins de Infância.

A promoção de regras de convivência cívica, de atitudes de solidariedade e respeito mútuos, de preservação dos recursos do planeta, do diálogo intercultural, do desenvolvimento socio-afetivo, da criatividade e iniciativa e de atitudes positivas e hábitos de vida saudável, são alguns dos objetivos, atitudes e comportamentos que nos propomos estimular nas crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e orientando-as para um crescimento como indivíduos e seres sociais. Procuramos, deste modo, desenvolver diariamente atividades que promovam a excelência pedagógica nas nossas crianças.

Os nossos horários

Os Colégios Rik & Rok funcionam todos os meses do ano, de segunda a domingo, entre as 7h00m e as 00h30m. Contudo, e porque o “superior interesse da criança” prevalece em qualquer circunstância, o período máximo de permanência de uma criança é limitado a 11 meses/ano, 5 dias/semana e 11 h/dia, e os seus períodos de entrada e saída definidos tendo em conta a natureza e funcionamento pedagógicos do Colégio.

Para mais informações consulte o nosso Regulamento Interno da Creche e o Regulamento Interno do Jardim de Infância.

Mensalidades

As mensalidades variam consoante o rendimento per capita do respetivo agregado familiar, de acordo com as regulamentações oficiais para esse efeito, indo assim ao encontro da natureza solidária da Fundação, reconhecida legalmente como Instituição Particular de Solidariedade Social. O valor máximo atual da propina mensal é de 340€.

Instalações

As instalações privilegiam a funcionalidade, o conforto e a segurança, sendo objeto de vistorias específicas de diferentes Entidades Oficiais – Segurança Social, Ministério da Educação, Serviços Técnicos Autárquicos, Bombeiros, entre outros, cumprindo todas as especificações legais para equipamentos desta natureza.

Poderá conhecer as nossas instalações visitando os nossos equipamentos educativos ou através de uma visita virtual. Conheça aqui as instalações do Colégio Rik&Rok da Amadora e aqui as do Colégio Rik&Rok de Alfragide

Relação Escola / Família como fator chave de sucesso

A complementaridade física, psicológica, pedagógica e social entre a Escola e a Família é um fator essencial ao bom desenvolvimento da criança e dela depende em grande parte o ser individual e social que ela aprenderá a construir. Este eixo estratégico para o crescimento saudável da criança é, portanto, essencial que seja regularmente discutido entre os pais e a escola, não só para concertar visões, estratégias e ideias, mas também para que melhor se compreendam as atitudes e os desafios que a criança protagoniza em cada momento da sua vida. Assim, e para além de reuniões previamente definidas, promovemos o contacto regular entre a Escola e a Família, para se despistarem eventuais problemas e definirem atuações concertadas.

Atividades Extra Curriculares

Para além das atividades circumescolares desenvolvidas através de parcerias estabelecidas com outras entidades, como a Psicomotricidade e Expressão Musical (Creche) e Inglês e Robótica (Jardim de Infância), os colégios disponibilizam atividades extra curriculares que  promovem o desenvolvimento da motricidade e da expressão artística, nomeadamente:

• Active Kids (Colégio da Amadora e Alfragide)
  • Natação (Colégio da Amadora e Alfragide)
  • Música (Colégio de Alfragide)

Conheça cada um dos nossos Colégios:

Tem alguma questão sobre os nossos Colégios? Contacte-nos!

Documentos de apoio: